terça-feira, 28 de junho de 2011

Review do Google+


google2b412x125 Review RWW: Conheça os Recursos do Google+Fiz um breve review do Google Plus (Google+), depois de algumas horas de uso.
A interface está muito bem feita, e em cerca de três horas não consegui provocar nenhum bug visível. Parece que eles testaram muito antes de abrir para gente de fora, evitando a mesma decepção do Google Wave. Além da aparente ausência de bugs, merece atenção o cuidado com o visual. Está tudo muito agradável e coerente visualmente, com uma usabilidade surpreendente.
Para mais detalhes, tem uma série de blog posts e vídeos, inclusive os oficiais (overviewcirclessparks ehangouts), que podem ajudar.
Hoje, cinco features principais foram lançadas: Profile, Circles, Sparks, Hangouts e Mobile features (Huddle e Instant Upload). Abaixo descrevo rapidamente cada uma delas.
google renato1 Review RWW: Conheça os Recursos do Google+
Profile: é um avanço do Google Profile tradicional. Agora, além de uma interface melhorada, o Profile também mostra quem está nos seus círculos (mais abaixo), a lista dos +1 seus (caso vc não saiba o que é um +1, lembra vagamente o “like” do Facebook) e os itens compartilhados. Aqui não houve mudança significativa. Curioso? Veja o meu perfil, que já está no modelo novo.
circles Review RWW: Conheça os Recursos do Google+Circles: acho que esse é o pulo do gato. A idéia já vinha sendo ventilada há um bom tempo, inclusive com uma apresentação que ficou famosa de um ex-Googler. Quase um ano atrás algo similar foi implementado no Orkut, mas não recebeu a devida atenção no visual e na usabilidade.  O Circles permite agrupar os seus amigos, e com isso evitar o tão comum problema de mandar fotos da bebedeira de domingo para a timeline do seu chefe. No Google+ isso foi feito de uma forma bem fácil de ser usada, abusando de HTML5, drag-n-drop e outros efeitos visuais.
sparks Review RWW: Conheça os Recursos do Google+Sparks: é uma mistura de Google Reader e Google News. Você define temas de seu interesse e eles aparecem numa timeline no formato similar ao dos updates do Facebook ou do Twitter. A escolha do conteúdo que será mostrado é feita com base em uma busca em que conteúdo recente, com imagens/vídeos e que gere burburinho tem mais valor. Todos “sparks” podem ser compartilhados com um ou mais grupos (ou para todo mundo) e, uma vez compartilhados, podem receber comentários e +1′s como no Google Reader e no Facebook.
hangouts1 Review RWW: Conheça os Recursos do Google+Hangouts: video-conferência para as massas. Abra um canal de videochat com um dos seus círculos ou com pessoas específicas. Imagino o potencial de estrago que isso pode causar no Skype.
Mobile features: a app para Android (e em breve para iPhone também) é muito bem feita, bem superior à app do Facebook. Além da timeline já esperada, há também a lista dos seus círculos, o Huddle (descrito abaixo), fotos dos seus amigos, suas e dos seus círculos.
Mobile features – Huddle: Quem já usou o GroupMe vai dar valor para o Huddle. Quem nunca usou o GroupMe e já tentou combinar uma saída com amigos via SMS, vai dar mais valor ainda Coordenar um monte de gente via SMS é quase impossível, e o Huddle serve para resolver isso. É um recurso de SMS em grupo, em que os grupos podem ser os círculos do Circle e/ou pessoas dos seus contatos.
Mobile features – Instant Upload: um Instagram/PicPlz integrado ao Circles (ou seja, com opção de compartilhar com grupos específicos). Ainda não tem as frescurinhas do Instagram ou do PicPlz (filtros, bordas, etc), mas o legal é a integração com os círculos de compartilhamento e a facilidade de compartilhar fotos e vídeos sem nenhum esforço.
Além disso, os recursos de compartilhamento e notificações estão sempre acessíveis nos aplicativos web em uma nova barra que aparece em todos os sites do Google. Imagino que uma extensão para o Chrome deva estar a caminho.

Sugestões de Melhoria

  • Usar o mesmo algoritmo do GMail, que detecta afinidade entre contatos, para sugerir grupos de amigos, evitando a fadiga de criar os grupos manualmente. Mesmo com a ótima usabilidade, isso será um processo meio chato quando todos os meus contatos estiverem usando o Google+.
  • Buscar os feeds do Facebook e do Twitter, criando um circle para cada e, com isso, tornando o Google+ a interface única para ler e compartilhar coisas.

Futuro

Já tem tempo que se diz que o tema “social” está em alta dentro do Google. Dizem que até bônus maior foi oferecido se os produtos com foco social derem certo. Pois bem, considerando que a equipe por trás do Google Plus é enorme, a alta gerência está completamente comprometida com o projeto e diversos outros grupos participam indiretamente, imagino que este seja um divisor de águas na postura do Google em relação ao tema. Em outras palavras, agora o Google está entrando para valer na batalha. Eu já peguei o banquinho e a pipoca e estou ansiosamente aguardando os próximos capítulos – não sem torcer para o meu preferido, claro.