terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que é o OpenCall HTML5 - Google Developer Day 2011

No próximo dia 12 encerram as inscrições para o OpenCall HTML5. Como as regras envolvem vários conceitos diferentes, muitas pessoas tiveram dúvidas e resolvemos escrever esse post.


 O propósito deste OpenCall é criar um doodle em cima do Dymaxion do Google Developer Day. Não entendeu nada? vamos tentar em forma de FAQ então:
  • Que diabos é um doodle?  Segundo a mãe dos burros, um doodle é aquele desenho que você faz sem notar enquanto está no terceiro tempo da reunião com a gerência do departamento para apresentação do balanço trimestral. Mas o Google levou o conceito um passo adiante. Para o Google, doodles são os desenhos que aparecem na página principal no lugar do logotipo da empresa em datas comemorativas. Para o OpenCall, o que importa é que o doodle é algo divertido e simples, podendo ou não ter interatividade com o usuário (lembram do doodle do pac-man?)
  • Que diabos é um Dymaxion? Em uma definição totalmente sem rigor matemático, é uma forma de projetar um globo em um poliedro (3 dimensões), que pode ser "desdobrado" para ser representado em duas dimensões. Para o que importa no OpenCall: é uma figura esquisita cheia de triângulo, e que pode ser dobrada para formar um quase globo. Cada ponto na figura esquisita pode ser mapeada para uma coordenada latitude/longitude e vice-versa, de forma que você consegue identificar que os pequenos triângulos brancos do logo do DevDay correspondem às cidades-sede do Developer Day.
  • Então, como eu uso o Dymaxion? Você pode converter o Dymaxion fornecido para uma imagem, desenhá-lo no canvas e fazer alguma coisa em cima dele, por exemplo. Ou você pode usar WebGL para fazer uma animação 3D do mapa sendo dobrado e convertido em um globo. Ou seu código pode dar zoom no ponto correspondente a São Paulo, desenhar o Brasil ao redor e percorrer as principais cidades. Ou qualquer outra coisa que, a partir da figura do Dymaxion map, demonstre algum recurso interessante de HTML5. Pode ser música, animação, 3D, fontes legais. Use sua criatividade!
  • E o que eu tenho que efetivamente entregar pro OpenCall? Uma URL que aponte para uma página que use só HTML5 (nem pense em Flash :-)) com o resultado do seu trabalho. Se você não tiver um servidor para botar o seu código, pode usar o Google AppEngine. É grátis e bem simples de usar - especialmente se não tiver nenhuma comunicação com server-side.

Dymaxion map do Google Developer Day, usando projeção isocahedral.
Os pequenos triângulos brancos representam as cidades dos GDD's

Se ainda sobrar alguma dúvida, pergunte nos comentários deste blog ou na nossa lista de discussão. Contando com hoje, vocês têm 4 dias inteiros para fazer esse projeto. Os 10 selecionados serão apresentados no Developer Day e no site Chrome Experiments, que é um item muito interessante para o currículo. Então pare de fazer hora e mãos na massa!